
Se fosse possível definir o Holzmarkt (literalmente “mercado de madeira”) em poucas palavras, diríamos que é uma vila criativa no meio da cidade. Mas, na verdade, é algo muito maior e fantástico.
O Holzmarkt 25 é fruto dos esforços de mais de 20 negócios locais que se juntaram para trazer vida e inovação às margens do rio Spree. Em seus prédios lindamente grafitados estão, por exemplo, estúdios de música e fotografia, uma microcervejaria, coletivos e galerias de arte, um coworking, a boate Katerblau e até mesmo um jardim de infância.

A boate Katerblau é uma das mais famosas de Berlim
O Holzmarkt foi planejado pela Genossenschaft für Urbane Kreativität (“Cooperativa pela Criatividade Urbana”, em tradução livre), ou GuK. Qualquer pessoa interessada (e com 25 mil euros disponíveis) pode investir no projeto e se tornar um colaborador, com direito a voto nas decisões administrativas.

A área externa do Holzmarkt 25
Quem quiser dar apenas uma olhadinha em volta ou curtir uma boa música é mais do que bem-vindo. O local é aberto ao público e tem vários eventos com DJs, feiras e workshops.

Filipe Mendonça
Filipe é formado em Comunicação Social, trabalha como programador na Alemanha, e é o criador de O Guia Nativo. A ideia de um site com dicas não-turísticas surgiu lá em 2014, mas só se tornou realidade em 2019.