
Aberto em 1891, o Markthalle Neun é um dos 14 mercados que existiam em Berlim no início do século XX. Atualmente, apenas quatro (VI, IX, X e XI) ainda são usados como mercados. No entanto, a trajetória do Neun não foi nada fácil: na Segunda Guerra, ele foi atingido por uma bomba, e as décadas seguintes foram marcadas pelo constante risco de fechar.
No início dos anos 2000, o Markthalle foi colocado à venda. Sob protestos dos moradores, que não queriam ver a construção histórica sendo transformada em um supermercado comum, foi acordado que o Markthalle só seria vendido a quem apresentasse um conceito que visasse pequenos negócios, assim como projetos socioculturais.
Assim foi feito. Desde 2011, o Markthalle dá espaço a produtores locais, com uma feira semanal de terça a quinta (com ofertas especiais às sextas e sábados), um restaurante, uma cantina, e o festival de Street Food às quintas. O mercado também abre as portas para projetos e discussões voltados à alimentação, sustentabilidade, biodiversidade, entre outros.
Horários:
Feira: de terça a sábado, com ofertas especiais nas sextas e sábados, das 12h às 18h.
Cantina: de segunda à sexta, das 12h às 18h.
Restaurante: de terça a sábado, a partir das 18h.
Street Food: às quintas, das 17h às 22h.

Filipe Mendonça
Filipe é formado em Comunicação Social, trabalha como programador na Alemanha, e é o criador de O Guia Nativo. A ideia de um site com dicas não-turísticas surgiu lá em 2014, mas só se tornou realidade em 2019.