
O Mauerpark (“Parque do Muro”) tem esse nome porque ficava entre o muro interno da Alemanha Oriental e o famoso Muro de Berlim, que dava para a Berlim Ocidental. Esse espaço, denominado “faixa da morte”, continha cercas de arame farpado, alarmes, e outros obstáculos, além de ser vigiado por guardas armados.
Hoje, ao invés de torres de vigilância e cercas, o Mauerpark tem uma quadra de basquete, playground, músicos de rua e uma grande área verde para recreação. Todavia, parte do muro interno ainda está de pé, grafitado por artistas locais.
Aos domingos, o parque recebe um dos maiores mercados de pulga da capital alemã, com produtos de artistas locais e antiguidades, especialmente do tempo da Alemanha Oriental. Também aos domingos (menos no inverno), à partir das 15h, acontece o famoso karaokê, onde os mais corajosos soltam a voz no anfiteatro, geralmente lotado.

Filipe Mendonça
Filipe é formado em Comunicação Social, trabalha como programador na Alemanha, e é o criador de O Guia Nativo. A ideia de um site com dicas não-turísticas surgiu lá em 2014, mas só se tornou realidade em 2019.