
O RAW era uma oficina da Reichsbahn, a empresa estatal de trens da Alemanha Oriental. Depois de abandonada em 1995, ela acabou dando espaço para diversos negócios, como a galeria de arte Urban Spree, que sempre tem exposições com entrada gratuita, as boates Cassiopeia, Suicide Circus e Weisser Hase, um ginásio de escalada (Der Kegel) e uma pista de skate (Skatehalle Berlin), além de vários bares e casas de show.
No verão, uma boa pedida é ver um filme ao ar livre ou fazer compras no mercado de pulgas. Por € 5 você pode, por exemplo, se refrescar no Haubentacher, um bar com piscina, duchas, comida e música.
Uma atração que passa quase despercebida é a Teledisko. Ela parece uma antiga cabine telefônica, mas, por dentro, é a “menor discoteca do mundo”, com luzes, fumaça e música. Para escolher uma canção e dançar em paz até que ela acabe, basta depositar €2
A forma mais fácil de se chegar ao RAW é saindo na estação Warschauer Strasse e virando à direita. Em seguida, ande um pouco e você verá uma escada à sua direita. Depois, basta descê-la e você já estará dentro do RAW.

Filipe Mendonça
Filipe é formado em Comunicação Social, trabalha como programador na Alemanha, e é o criador de O Guia Nativo. A ideia de um site com dicas não-turísticas surgiu lá em 2014, mas só se tornou realidade em 2019.