
Seja em Berlim, Lisboa, Dublin, ou onde for, a gente sempre gosta de ir nos mercadinhos locais. E logo ao lado da Plaza Mayor está o “hipster” Mercado de San Miguel. Porém, apesar de ser bem bonito, ele é muito turístico, ou seja, caro e lotado. Por isso, aqui vai uma alternativa: o Mercado de San Fernando, na estação de Lavapiés.
Com lojas que vão de bares e restaurantes até uma livraria a quilo (La Casquería), esse mercado não fica devendo em nada ao de San Miguel, além de ser muito mais barato. Nos fins de semana ele até fica cheio, em sua maioria por nativos, mas nada exagerado.
Para uma cerveja artesanal deliciosa e a bom preço, La Buena Pinta é o lugar. Já no bar familiar El Mochuelo você pode experimentar as melhores tapas do mercado por um preço bastante acessível. Seja qual for o seu gosto, pode ter certeza que você encontrará algo no San Fernando.
O mercado está aberto todos os dias, mas costuma fechar mais tarde nos finais de semana.

Filipe Mendonça
Filipe é formado em Comunicação Social, trabalha como programador na Alemanha, e é o criador de O Guia Nativo. A ideia de um site com dicas não-turísticas surgiu lá em 2014, mas só se tornou realidade em 2019.