
Localizado na Charlemont House (1763), a Dublin City Gallery The Hugh Lane foi estabelecida por Hugh Lane em 1908, quando ainda se chamava Dublin’s Municipal Gallery of Modern Art. Ela é a primeira galeria de arte moderna do mundo de que se tem registro, e mais tarde ganhou o nome de seu fundador.
A galeria fica aberta todos os dias, exceto às segundas-feiras. A entrada é sempre gratuita e, além das exposições fixas e temporárias, você ainda pode curtir um concerto aos domingos às 12h (eles só pedem uma pequena doação).
Entretanto, o mais interessante da Hugh Lane é o estúdio de Francis Bacon. Adquirido pela galeria em 1998 e aberto ao público em 2001, o estúdio e seus mais de sete mil objetos – inclusive a poeira! – foram catalogados e transferidos de Londres para Dublin, onde o famoso artista nasceu.

Filipe Mendonça
Filipe é formado em Comunicação Social, trabalha como programador na Alemanha, e é o criador de O Guia Nativo. A ideia de um site com dicas não-turísticas surgiu lá em 2014, mas só se tornou realidade em 2019.