
O Farol de Poolbeg foi construído em 1768, mas sua forma atual data de 1820. Ele fica no final da Grande Muralha do Sul, um quebra-mar de 4 km que se estende da península de Poolbeg para dentro da Baía de Dublin. Não espere ver um muro gigante, já que essa é uma fortificação submersa, mas pode contar com vistas maravilhosas.
Especialmente em dias de sol, o passeio até o farol vale muito a pena. O trajeto mais bonito é pelo Sean O’Cassey Park, contornando a orla até o farol. No entanto, aí vai uma sugestão: alugue uma bicicleta, pois, para ir e voltar, são 8 km. Outra opção é ir de carro até o estacionamento do farol e terminar o trajeto (o último 1,5 km) a pé.

Seja como for, lembre-se de parar um pouco e apreciar a paisagem. O local é tranquilo e é possível que ninguém esteja ali além dos pescadores. Vire-se e veja Dublin e Dún Laoghaire ao sul, o Farol North Bull (verde) a oeste e, se der sorte, os cruzeiros zarpando. É até difícil acreditar que você está a poucos quilômetros do centro de Dublin.


Filipe Mendonça
Filipe é formado em Comunicação Social, trabalha como programador na Alemanha, e é o criador de O Guia Nativo. A ideia de um site com dicas não-turísticas surgiu lá em 2014, mas só se tornou realidade em 2019.