Angra do Heroísmo: capital da UNESCO

O que fazer
Angra do Heroísmo: capital da UNESCO
Publicado em 20/03/2025 – atualizado em 20/03/2025

Angra é mais que uma cidade – é um livro de história ao ar livre. Declarada Património Mundial pela UNESCO em 1983, as suas ruas estreitas e cheias de charme contam séculos de aventuras marítimas e culturais.

Centro de Angra do Heroísmo, Terceira
Centro de Angra do Heroísmo, Terceira

Comece pela Rua da Sé, onde a majestosa Igreja da Sé afirma-se como um marco imponente. Não deixe de admirar a arquitetura barroca e a serenidade que envolve o lugar.

Siga até à Praça Velha, o coração da cidade. Aqui, encontra a Câmara Municipal e, frequentemente, eventos e feiras que dão vida ao espaço.

Passeie pela Rua Direita e Rua de São João, recheadas de lojas locais, cafés e restaurantes.

A Prainha e a marina são paragens obrigatórias. Com o Monte Brasil como pano de fundo, é um dos lugares mais fotogénicos da ilha.

Jardim Municipal Duque de Bragança: um oásis verde em pleno coração da cidade que combina espécies botânicas locais e exóticas (perfeito para uma pausa tranquila durante o seu passeio pela cidade).

Jardim Municipal Duque de Bragança, Terceira, Açores
Jardim Municipal Duque de Bragança, Terceira, Açores

Suba até à Memória, um monumento situado num dos pontos altos da cidade, de onde é possível apreciar uma das vistas mais encantadoras.

Se quiser uma imersão mais profunda pela cidade, recomendo fazer uma com a 3/9. A Hagna Dutra conhece cada detalhe e conta histórias que fazem de Angra uma cidade inesquecível.

O Monte Brasil, na Ilha Terceira, Açores
O Monte Brasil, na Ilha Terceira, Açores

O Monte Brasil

Depois, é hora de explorar o Monte Brasil, um antigo vulcão cuja formação remonta a erupções submarinas ocorridas há milhares de anos. Hoje, a sua silhueta imponente delimita a baía de Angra do Heroísmo.

Esta área desempenhou um papel estratégico ao longo da história, servindo de base para a construção do Forte de São João Baptista no século XVI, que foi crucial na defesa contra invasões durante a época das navegações e conflitos coloniais. Atualmente, é um parque natural repleto de trilhos e miradouros, unindo natureza e história num único local. Pode ir a ou de carro, mas garanto que o esforço dos trilhos será recompensado com panoramas e perspectivas únicas.

Fabiana Bravo

Fabiana Bravo

Fabiana Bravo é natural da Ilha Terceira. Após concluir os estudos em Comunicação em Lisboa e de viver a efervescência cultural de Berlim desde 2014, regressou à “sua” ilha em 2025, com um amor renovado por este lugar único. Sente-se uma verdadeira embaixadora da ilha e é profundamente apaixonada por partilhar a sua beleza e alma com o mundo.

Assine nossa newsletter

E receba o melhor do nosso conteúdo no seu e-mail. Sem spam! :)

Angra do Heroísmo: capital da UNESCO