
Se prefere aventura e tranquilidade, o interior da Terceira é o ideal. Aqui, a natureza exibe a sua forma mais pura, com paisagens que parecem abraçar quem passa.
Para uma experiência única e autêntica, recomendo a Terceira Tours. O Ivo Silva, guia local, é um mestre em desvendar os segredos da ilha. Ele vai guiá-lo por lugares que vão muito além dos roteiros turísticos, mostrando um lado da Terceira que poucos têm a sorte de conhecer.
De qualquer forma, não perca a oportunidade de contemplar a Serra do Cume. Este ponto obrigatório é, na verdade, um miradouro com vista para a maior cratera dos Açores (e uma das maiores da Europa), 15 km de diâmetro e uma das primeiras da ilha. Também conhecida por “manta de retalhos”, este nome vem da vastidão da planície verde agora ocupada por extensões de vegetação e pastagens delimitadas por muros de basalto. Do miradouro pode apreciar baía e a cidade da Praia da Vitória de um lado, a planície das Lajes e a Base Aérea das Lajes, e do outro, a grande planície do interior da ilha.

Além disso, aproveite para visitar as Furnas do Enxofre, um campo de vegetação com mais de 20 fumarolas de diferentes gases vulcânicos a diferentes temperaturas. É possível caminhar por esta paisagem singular ao longo de um circuito pedestre (1 km, demora 30 minutos a completar) de madeira em torno das fumarolas.

Fabiana Bravo
Fabiana Bravo é natural da Ilha Terceira. Após concluir os estudos em Comunicação em Lisboa e de viver a efervescência cultural de Berlim desde 2014, regressou à “sua” ilha em 2025, com um amor renovado por este lugar único. Sente-se uma verdadeira embaixadora da ilha e é profundamente apaixonada por partilhar a sua beleza e alma com o mundo.