
É verdade que há vários miradouros na capital portuguesa, mas arriscamos dizer que o Panorâmico de Monsanto é o mais incrível deles. Mas como um edifício circular que mais parece um OVNI foi parar no meio do maior parque florestal do país?

Projetado por Chaves Costa, o edifício de arquitetura modernista era inicialmente o Restaurante Panorâmico de Monsanto. Apesar de ter sido inaugurado em 1968, ele nunca abriu as portas de fato, limitando-se a eventos esporádicos. Apenas cinco anos depois, sua concessão foi revogada e o restaurante deu lugar a uma casa de bingo, que também não obteve sucesso. De 1996 a 2002, o OVNI foi completamente abandonado, mas acabou sediando um último evento em 2003.
Em 2017, depois de 14 anos de esquecimento, a Câmara de Lisboa enfim reabriu o local como um miradouro. Agora, o público pode admirar a vista de 270º do ex-restaurante, assim como o lindo painel de cerâmica de sua entrada e os de azulejos com imagens de Lisboa antes do terremoto de 1755 no último andar.

O Miradouro Panorâmico de Monsanto fica no Parque Florestal de Monsanto.

Filipe Mendonça
Filipe é formado em Comunicação Social, trabalha como programador na Alemanha, e é o criador de O Guia Nativo. A ideia de um site com dicas não-turísticas surgiu lá em 2014, mas só se tornou realidade em 2019.