
Os russos amam doces. E nos tempos da União Soviética, principalmente nos dias mais frios, não havia nada melhor do que tomar algo quente e comer uma “pyschka” (ou “ponchik”, em Moscou). Essa rosquinha frita com açúcar de confeiteiro é até hoje uma paixão dos moradores de São Petersburgo.

Em funcionamento desde 1958, a Pyschechnaya (Пышечная) da rua Bolshaya Konyushennaya é uma das mais antigas em atividade. O local também não parece ter mudado muito, desde a atmosfera de uma cantina soviética até as longas filas. Por outro lado, os preços são bem baixos e o serviço costuma ser rápido.
Outro lugar bem popular onde você pode comer as famigeradas rosquinhas é o Pyshki Petersburg. Nele, a pyshka pode ter diferentes coberturas, como leite condensado e mel. O ambiente é mais moderno e a pyshka clássica é apenas um pouco mais cara.

Filipe Mendonça
Filipe é formado em Comunicação Social, trabalha como programador na Alemanha, e é o criador de O Guia Nativo. A ideia de um site com dicas não-turísticas surgiu lá em 2014, mas só se tornou realidade em 2019.